expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Pita

Pita

Nome científico: Agave americana.

Sinônimos: Piteira, gravatá-açu, caroatá-açu.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ocorrência: Praticamente em toda a América do Sul.

Ambiente: Quente  e com duas estações definidas: uma seca e outra chuvosa. Se adapta em qualquer tipo de solo.

Características: É uma planta facilmente reconhecida por suas folhas radicais, em grandes feixes, suculentas e com um espinho na ponta, com até 1,5 metro de comprimento. Crescem de 4 a 7 anos e, então, surge um pedúnculo de até 6 metros de altura, de onde surgem suas flores.

Uso medicinal: É depurativa e estomacal.


    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Partes usadas: As folhas.

Dosagem e modo de usar: 2 ou 3 gramas do interior da folha em uma xícara de água, em infusão. Tomar 2 colheres de sopa 4 vezes ao dia.

Ótima saúde para todos!

25 comentários:

  1. Gracias Daniel,
    Hace años uso la pita para amarrar verduras y no sabia de su uso medicinal. Muchas gracias!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. meu padrasto esta com inflamação no carpo muita dor na mão e tbm esta inchada sera que pode tomar e fazer manho quente na mão com a pita

    ResponderExcluir
  4. meu padrasto esta com inflamação no carpo muita dor na mão e tbm esta inchada sera que pode tomar e fazer manho quente na mão com a pita

    ResponderExcluir
  5. Me indicaram essa planta para passar no meu cachorro que está com sarna... será que resolve mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Vc bate o miolo da pita( sem a casca) no liquidificador com água e passa no cachorro. Deixa uns 2 dias para enxaguar. É excelente

      Excluir
    2. Vi seu comentário e não entendi o final deixa na pelo do cachorro 2 dias e depois da banho e passa novamente de quanto em quanto tempo devo passar já levei na veterinária e nada resolve minha avó me indicou a pita sei que seu comentário é antigo mais se você puder me responder serei eternamente grata.

      Excluir
    3. Ja gastei muito com remédio para sarna e algumas coceiras estranhas parecida dermatites,eu pego essa planta pita, amasso com uma marreta e depois torço e tiro o sumo e passo no cachorro e meus bichinhos fica lindossss,sem coceiras.

      Excluir
  6. Cortaria de saber sê a pita pode ser usada em casos de pisorize

    ResponderExcluir
  7. estou com micose bas unhas é bom será ?

    ResponderExcluir
  8. A pita .manuseada inatura se nao tiver cuidado coça quando cai o líquido dela no corpo ,lavar rápido com agua e sabão .

    ResponderExcluir
  9. Olá meu nome é Jairo e meu cachorro está com dermatite atópica ocorrido por sarnas, eu poderia usar a piteira, e como usar ??

    ResponderExcluir
  10. Usei meu cachorro é muito bom só que acho que exagerei um pouco ele gritou muito, más sarou tudo , estava com peladeira

    ResponderExcluir
  11. Me disseram oi era bom p coceira ,passei fiquei doido de tanto me queimou .como se usa na pele com coceira(fiz um sumo dela é passe na pele)

    ResponderExcluir
  12. Minha cachorra tem sarna negra não sei mais o que faz pita bom

    ResponderExcluir
  13. Ja hqvia usado antes no neu cao . amenisou so. Mas agora meuvoutro cão ta com coceira e caspa. Seria bom usar? Ae coça em serhumano no cao vai coçar também nao é? O que faço uso ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lave o cão com sabão de coco organico, deixe ensaboado por pelo menos 5 minutos, com o tempo de uso seu cão ficará curado e nem mais pulgas e carrapatos ele pegará

      Excluir
  14. como usar isso pra passar no cachorro que tá cm sarna avançada... como faço?

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde gostaria de saber como se aplica em cachorro,quando tempo deixar no corpo dela ?

    ResponderExcluir
  16. Meu cachorro está com sarna estar com ferimentos de tanto secosar o que fazer?

    ResponderExcluir
  17. Misericórdia se arde no ser humano vcs acham que com o animal nao vai ser diferente?

    ResponderExcluir