expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

domingo, 24 de março de 2013

Limoeiro ( limão )

Nome científico: Citrus limonum.

Características: Árvore bastante conhecida de cerca de 4 metros de altura, caule ramoso, ramos cheios de espinhos. Folhas alternas, verde-brilhante. O fruto, muito conhecido, pode variar de tamanho de acordo com a variedade: limão-galego, limão-cravo, limão-de-casca-fina e limão-siciliano.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ambiente: Gosta de ser cultivado em solos bem adubados e bem drenados. Preferem clima quente. Gostam de boa irrigação mas não toleram solos encharcados.


    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Uso medicinal: É muito eficaz nos tratamentos de infecções em geral, acidez da boca e do estômago, anemia, asma, bronquites,aneurismas,cãibras, cirrose, faringite, gengivites, hemorroidas, inflamações renais,gripe, hepatite,falta de apetite,mau hálito, obesidade, prostatite, reumatismo, rouquidão, sinusite,e úlcera gástrica.

Partes usadas: Apenas o fruto.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Dosagem: Em doenças passageiras como a gripe ou resfriado, toma-se o suco de 5 a 8 limões por dia, puro ou misturado à água, sem nenhum aditivo.
Em males crônicos como o reumatismo, asma ou bronquite, aconselha-se a tomar o suco em quantidades progressivamente maiores, até certo ponto, e depois gradativamente menores até o ponto de partida. Por exemplo: começa-se com um limão e vai até 10 limões e em seguida diminui até o ponto zero, o que dará 18 dias de tratamento.

Observação: O uso do limão pode provocar uma reação parecida com uma leve urticária no início do tratamento. E um sinal de que seu corpo está sendo purificado de substâncias estranhas. 
Diferente da cultura popular de que o chá do fruto ou das folhas são eficientes, o consumo do mesmo, medicinalmente, deve ser in natura.

Ótima saúde para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário